.

SOCIAL: Paulínia passa a contar com Casa Lar para atender crianças e adolescentes com medida protetiva*


A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Assistência Social, implanta de forma inédita na cidade, o Casa Lar, um novo programa assistencial para atender crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, em situação de medida protetiva. 

“A casa lar representa um avanço para a gestão pública, que agora passa a contar com três modalidades de acolhimento: a casa do menor, o programa Família Acolhedora e agora, A Casa Lar. Com eles, podemos oferecer dignidade, respeito e principalmente proteção para nossas crianças e adolescentes”, afirma Rita Coelho, secretária de Assistência Social.

O programa tem o objetivo de acolher e garantir proteção integral dos atendidos, que estão em situação de risco pessoal, social e de abandono, com foco no desenvolvimento de vínculos afetivos e no resgate da autonomia, preparando os acolhidos para a reintegração à família de origem, família substituta ou para adoção.

O atendimento será oferecido em unidades residenciais menores, proporcionando um ambiente familiar e individualizado para até 10 pessoas. 

Cada uma contará com profissional educador e será organizada como um ambiente próximo de uma rotina familiar, com as crianças e adolescentes tomando parte de decisões acerca da rotina, para se reconhecerem como parte integrante do grupo, com direitos e deveres e, assim, criando um vínculo estável entre educador e os assistidos.

Eles também farão uso da rede de serviços municipais no bairro onde a unidade está instalada, que por motivos de segurança, terá o endereço mantido em sigilo.

O Casa Lar irá atender crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 0 a 17 anos e 11 meses, inclusive pessoas com deficiência e darão preferências para grupos de irmãos.