.

REFINARIA: Replan bate recorde histórico de produção em maio, enquanto isso, greve dos terceirizados continua


A Refinaria de Paulínia (Replan), maior unidade de refino da Petrobras, registrou em maio de 2026 a maior produção mensal de derivados de sua história, segundo a ANP. Foram 2,35 bilhões de litros no mês. No acumulado do ano (janeiro a maio), o volume chegou a 10,59 bilhões de litros, alta de 12,8% frente ao mesmo período de 2025.

​O resultado reforça o papel da Replan, responsável por abastecer cerca de 30% do mercado brasileiro de combustíveis, como diesel, gasolina, QAV, GLP e asfalto. O recorde acompanha o plano de expansão da Petrobras, com investimentos de R$ 6 bilhões na refinaria até 2030. 

O aporte vai ampliar a capacidade de processamento para 459 mil barris/dia e focar em combustíveis sustentáveis, como o SAF. O salto na produção é fruto da nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT), inaugurada em 2025, que aumentou a eficiência e a oferta de Diesel S-10.

​➡️ Greve de terceirizados continua 

​Paralelamente aos recordes, a Replan enfrenta mobilização trabalhista. A greve dos trabalhadores terceirizados continua após a rejeição da proposta patronal no dissídio coletivo de 2026. A paralisação foi aprovada em assembleia organizada pelo Sinticom Campinas. Houveram relatos de agressões aos trabalhadores durante os atos. 

​Embora as conversas tenham avançado com mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o reajuste salarial e o vale-alimentação são os principais impasses.

​A categoria aceitou parte da proposta do TRT (10% de reajuste no café da manhã, 7,14% na PLR e 6,5% na cesta natalina). Porém, os trabalhadores pleiteiam 8% de reajuste salarial e 10% no vale-alimentação — acima dos 6,5% e 8% oferecidos pelas empresas. Outra exigência crucial dos grevistas é o abono integral dos dias parados.

​#paulinia #replan #petrobras #combustivel #greve