REFINARIA: Replan bate recorde histórico de produção em maio, enquanto isso, greve dos terceirizados continua
A Refinaria de Paulínia (Replan), maior unidade de refino da Petrobras, registrou em maio de 2026 a maior produção mensal de derivados de sua história, segundo a ANP. Foram 2,35 bilhões de litros no mês. No acumulado do ano (janeiro a maio), o volume chegou a 10,59 bilhões de litros, alta de 12,8% frente ao mesmo período de 2025.
O resultado reforça o papel da Replan, responsável por abastecer cerca de 30% do mercado brasileiro de combustíveis, como diesel, gasolina, QAV, GLP e asfalto. O recorde acompanha o plano de expansão da Petrobras, com investimentos de R$ 6 bilhões na refinaria até 2030.
O aporte vai ampliar a capacidade de processamento para 459 mil barris/dia e focar em combustíveis sustentáveis, como o SAF. O salto na produção é fruto da nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT), inaugurada em 2025, que aumentou a eficiência e a oferta de Diesel S-10.
➡️ Greve de terceirizados continua
Paralelamente aos recordes, a Replan enfrenta mobilização trabalhista. A greve dos trabalhadores terceirizados continua após a rejeição da proposta patronal no dissídio coletivo de 2026. A paralisação foi aprovada em assembleia organizada pelo Sinticom Campinas. Houveram relatos de agressões aos trabalhadores durante os atos.
Embora as conversas tenham avançado com mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o reajuste salarial e o vale-alimentação são os principais impasses.
A categoria aceitou parte da proposta do TRT (10% de reajuste no café da manhã, 7,14% na PLR e 6,5% na cesta natalina). Porém, os trabalhadores pleiteiam 8% de reajuste salarial e 10% no vale-alimentação — acima dos 6,5% e 8% oferecidos pelas empresas. Outra exigência crucial dos grevistas é o abono integral dos dias parados.
#paulinia #replan #petrobras #combustivel #greve
