HABITAÇÃO: Paulínia inicia processo inédito para desenvolvimento do Plano Municipal de Habitação


A Prefeitura de Paulínia iniciou neste mês o processo para a criação do primeiro Plano Municipal de Habitação da cidade. Para isso, a gestão contratou a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) que ao longo dos próximos seis meses vai desenvolver diversos estudos e pesquisas de campo que devem resultar no diagnóstico da realidade habitacional de Paulínia.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Habitação e tem como objetivo identificar o real déficit habitacional da cidade, ouvindo de perto as necessidades da população. “Vamos desenvolver um Plano Habitacional perene e que vai ouvir a população de perto”, afirma o secretário da pasta, Marcelo Mello. Entre as etapas do projeto está previsto a realização de quatro oficinas presenciais nos bairros São José, Bom Retiro, Jd. Planalto e Betel.

Para garantir transparência, colaboração e participação ampla, todas essas informações foram apresentadas nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, pelos técnicos da FESPSP aos vereadores e servidores da prefeitura que estarão diretamente envolvidos no desenvolvimento do plano. No encontro, foi apresentada a dinâmica de trabalho e também discutido sobre a abertura do cadastro para moradias que será iniciado após a entrega do plano, que deve ocorrer no final de julho.

Segundo os técnicos da FESPSP, o Plano Habitacional não se resume apenas à construção de novas unidades habitacionais e sim ampliar o acesso à moradia, seja por meio de novas unidades, por financiamentos ou requalificação de unidades já existentes.

Para o prefeito Danilo Barros, “Paulínia dá um passo importante no desenvolvimento da cidade, apenas uma em cada quatro cidades do Brasil realizam esse tipo de trabalho. A habitação precisa andar junto com o desenvolvimento urbano, e esse plano é um projeto para perdurar para os próximos 20 anos de forma consistente e estruturada”, afirma.

Para o desenvolvimento do plano, a FESPSP vai utilizar dados secundários do Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e dados municipais da secretaria de Assistência Social de Paulínia.

Saiba mais

Os Programas Casa Paulista, do Governo de São Paulo, e Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, são ações paralelas ao desenvolvimento do Plano Municipal de Habitação de Paulínia. Os cadastros para os programas estadual e federal, bem como o credenciamento e enquadramento de novos empreendimentos habilitados ocorrem de forma independente e serão informados oportunamente nos canais de comunicação da Prefeitura.

Sobre a FESP/SP

A consultoria FESPSP é especializada em políticas e gestão públicas para o nosso País, com pensamento em inovação e conhecimento profundo da estrutura dos poderes públicos, seus marcos normativos e, principalmente, papel na sociedade, também colabora para o desenvolvimento de organizações privadas e sem fins lucrativos.

Tem em sua história a dedicação de excelência em soluções para as questões do poder público, para a formação de cidadãos com capacidade crítica e contribuição significativa para o processo de desenvolvimento social do país.