GATOS: Polícia investiga morte de 11 gatos por envenenamento no Jardim Fortaleza

A Polícia Civil de Paulínia iniciou uma investigação sobre um grave caso de crueldade animal ocorrido nesta quinta-feira (20) no bairro Jardim Fortaleza. Uma moradora denunciou que 11 dos seus 14 gatos morreram envenenados. Apenas três animais sobreviveram ao ataque.

​Segundo o relato da tutora, o veneno — descrito como um raticida de cor rosa-choque — foi encontrado espalhado tanto na rua quanto no quintal de sua residência.
​A Polícia Civil concentra as investigações para identificar o responsável por disseminar o produto tóxico e apurar como o veneno foi introduzido na propriedade da vítima, o que configura um grave crime ambiental. Câmeras de monitoramento da rua onde ocorreu o envenenamento estão sendo analisadas pelas autoridades.
​O ato de envenenar ou maltratar animais é um crime grave, passível de pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda de outros animais. A punição está prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com agravantes estabelecidos pela Lei Sansão (Lei nº 14.064/20).