OPERAÇÃO: Polícia Federal desmantela quadrilha de roubo de cargas na RMC; chefe do bando é de Paulínia

Uma operação da Polícia Federal, denominada "Baiuca", desarticulou nesta sexta-feira (16) uma organização criminosa especializada em roubo de cargas e caminhões que atuava em Paulínia e em diversas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Ao todo, 120 policiais federais deram cumprimento a 19 mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão, em endereços residenciais e comercias ligados à organização criminosa nas cidades de Campinas, Hortolândia, Limeira e Paulínia, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulínia.

Em Paulínia, o cumprimento dos mandados contou com a participação autorizada judicialmente de 35 guardas civis municipais. Além das prisões e buscas também foi determinado o sequestro de bens e valores ligados à organização em um total de R$ 1.750.000,00.

A investigação teve início em abril de 2024, a partir de informações recebidas pela Polícia Federal e confirmadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Paulínia. As investigações apontam ainda que o grupo criminoso era chefiado por um morador da cidade.

Ele recrutava outros criminosos para realizar assaltos a caminhões em trânsito ou parados em pontos de descanso, subjugando os motoristas com armas de fogo ou réplicas. As vítimas eram mantidas em cativeiro até que a carga fosse transferida e os veículos fossem destinados.

A quadrilha tinha preferência por roubar cargas de combustíveis e bebidas. Parte dos produtos subtraídos era comercializada em adegas que serviam como fachada para a lavagem do dinheiro obtido com os crimes.

Entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2024 foram constatados 22 roubos praticados pela organização criminosa nas cidades de Americana, Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Limeira, Mogi Mirim, Monte Mor, Paulínia e Sumaré.

Agora, os investigados poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de integrar organização criminosa, roubo e ocultação de capitais (lavagem de dinheiro).