Em uma cerimônia realizada no dia 17, na Câmara Municipal, a Associação de Moradores e Amigos de Paulínia (AMAPAULÍNIA) não só celebrou duas décadas de atuação, mas também lançou oficialmente o Projeto Parque Linear do Rio Atibaia.
O evento contou com a participação de munícipes e integrantes da entidade, além do apoio dos vereadores Fabio da Van, Flávio Xavier, Anderson Henrique e Tiguila Paes.
O Projeto Parque Linear do Rio Atibaia é o resultado de um estudo preliminar da AMAPAULÍNIA e propõe a requalificação de um trecho de 17 quilômetros ao longo do rio, englobando cerca de 93 hectares de área verde.
A visão é criar um espaço verdadeiramente multifuncional e inclusivo, que integre lazer, preservação ambiental, mobilidade urbana sustentável, cultura e educação, alinhando Paulínia às melhores práticas de cidades verdes e resilientes.
O impacto esperado é tão significativo que empresas locais já sinalizaram apoio irrestrito, demonstrando efetiva disposição para contribuir na concretização dessa iniciativa.

Há 20 anos, a associação foi protagonista na criação da Estação de Tratamento de Esgoto de Paulínia, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre SABESP, Prefeitura e Ministério Público.
Igualmente importante foi sua atuação para a constituição do Parque Municipal do Cerrado no Bairro Cascata, um testemunho da importância ecológica de Paulínia, situada em uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado.
Créditos imagem: Antonio Castro