Um dos principais resultados do encontro foi a aprovação de um projeto pioneiro para a instalação de 120 estações meteorológicas em toda a RMC. Essa iniciativa ambiciosa tem como objetivo fortalecer significativamente o monitoramento de multirriscos e aprimorar a preparação da região para eventos climáticos extremos.
O projeto detalha a implantação de seis novas estações em cada um dos 20 municípios que compõem a RMC. Essa rede robusta será integrada às 21 estações já operacionais do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) do Instituto Agronômico de Campinas.
A pauta da reunião também incluiu discussões sobre outras iniciativas ambientais cruciais para a região, como a implantação de Microflorestas Urbanas e o programa Reconecta RMC, reforçando o compromisso do Conselho com a sustentabilidade e o bem-estar ambiental da RMC.
➡️ Após 25 anos
Ao final do encontro, o prefeito Danilo Barros expressou sua satisfação em sediar a reunião, que não ocorria na cidade há 25 anos. Ele enfatizou a importância da participação ativa de Paulínia nas decisões e projetos que abrangem toda a RMC, ressaltando o impacto positivo dessas iniciativas para o município e para a região como um todo.
“Foi um momento de muita felicidade sediar este encontro em Paulínia e estar presente nas decisões regionais, como a questão das microflorestas urbanas e o monitoramento climático da RMC. Temos grandes desafios pela frente e Paulínia estará sempre atuante. Parabéns, prefeito Dário, pela condução e agradeço aos demais prefeitos pela participação”.