Primeira planta greenfield da companhia no Brasil, a fábrica é referência em produtividade, inovação e sustentabilidade, com capacidade nominal de produção de 380 mil toneladas anuais de polipropileno — resina termoplástica essencial para diversos segmentos da indústria, como embalagens, automóveis e eletrodomésticos.
Desde sua inauguração, em 2008, a unidade tem contribuído para fortalecer a cadeia petroquímica brasileira, conectando o país a mais de 70 mercados internacionais. A planta também tem um papel relevante na economia local, com uma equipe de 80 integrantes e cerca de 200 parceiros, gerando emprego, renda e arrecadação para o município.
Em 2024, a unidade se destacou pelos avanços em eficiência operacional e pela continuidade do compromisso com as melhores práticas ESG, alinhadas à estratégia global da Braskem de desenvolvimento sustentável e inovação responsável.
“Paulínia representa um marco importante na história da Braskem. Essa unidade simboliza nossa capacidade de inovar e crescer com responsabilidade, aliando alto desempenho industrial à sustentabilidade e ao desenvolvimento da região. Celebrar 17 anos dessa operação é reconhecer o empenho de todos os profissionais envolvidos nessa trajetória e reafirmar nosso compromisso com o futuro da indústria brasileira”, destaca Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.