OCORRÊNCIAS: Paulínia é a segunda cidade da RMC que mais registrou furtos e roubos de veículos pesados
De acordo com o Boletim Tracker-Fecap, Paulínia é segunda cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que mais teve ocorrências de furtos e roubos de caminhões, reboques e semirreboques, entre os meses de janeiro e outubro deste ano com 54 casos; ficando atrás apenas da metrópole Campinas, que registrou 65 ocorrências.
Em todo o estado, Paulínia ficou na quinta posição entre as 20 cidades com mais ocorrências. As quatro primeiras foram: 1º São Paulo, 2º Guarulhos, 3º Campinas e 4º Itapecerica da Serra.
Enquanto cidades como Itapecerica da Serra subiram posições em 2024, com 56 ocorrências (2,76%), Jundiaí, que ocupava a 4ª posição em 2023 com 79 casos, registrou apenas 21 ocorrências em 2024, saindo do grupo principal. Esse movimento pode estar relacionado à redistribuição das atividades criminosas ou à adoção de medidas preventivas mais eficazes.
Já Paulínia, com 54 ocorrências em uma frota de 11.974 veículos, tem uma alta taxa de ocorrências de 4,51 por mil veículos, informa o boletim.
➡️ Houve redução no estado
Ainda segundo o boletim Tracker-Fecap, houve uma redução no estado de aproximadamente 14,3% no total geral de eventos de roubo e furto de veículos pesados, atingindo 2.030 registros nos 10 primeiros meses de 2024, em comparação com as 2.368 ocorrências de 2023.
Segundo o pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira, os números indicam um fortalecimento das operações policiais e uma possível melhora na capacidade de resposta às incidências criminais.
“Percebe-se uma melhoria na eficiência dos sistemas de rastreamento e recuperação de veículos, possivelmente devido à implementação de novas tecnologias e à maior coordenação entre as forças de segurança”, completa.