+ Notícias

CONSELHO: Eleição do Conselho de Saúde vira alvo de ação na justiça e denúncia no Ministério Público

A eleição do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Paulínia, realizada no último dia 9 de novembro, que definiu os 10 representantes titulares e 10 suplentes da sociedade civil para o biênio 2024-2026, virou alvo de uma ação na justiça de Paulínia e de denúncia no Ministério Público (MP).

Nossa reportagem apurou que uma candidata derrotada no pleito entrou, no último dia 12, com um mandado de segurança na justiça exigindo a recontagem dos votos, que segundo ela, o atual secretário municipal de Saúde, Alexandre Camargo Brandt, não teria aceitado fazer, mesmo sendo solicitado por alguns candidatos.
A ação ainda pede esclarecimentos sobre o transporte de eleitores, que na teoria é considerado prática de crime eleitoral. Segundo informações, um dos candidatos teria feito o transporte de eleitores para irem votar, sendo que o próprio candidato, que acabou eleito, teria dirigido a van que teria feito o transporte.
➡️ Denúncia no MP
Em novembro, o Ministério Público em Paulínia recebeu uma denúncia à qual nossa reportagem teve acesso, que pede a anulação da eleição. Na peça enviada à promotoria, a pessoa que fez a denúncia também alega que o secretário, Brandt, não quis fazer a recontagem dos votos, mesmo com a solicitação de alguns candidatos.
A denúncia também alega que, durante a votação, uma assessora de um vereador estaria fazendo boca de urna para um candidato na fila de votação e levando pessoas para irem votar; situações que teriam sido filmadas e fotografadas. Segundo apuramos, essas imagens já estariam em posse da promotoria.
Em contato com o atual presidente do Conselho, o conselheiro João Paulo, ele informou que a eleição ocorreu de forma transparente e dentro das regras estipuladas sem nenhum tipo de irregularidade e que o CMP está à disposição das autoridades para conceder todas as informações que forem solicitadas.
Tentamos contato com o secretário de saúde Alexandre Brandt, mas não conseguimos.