+ Notícias

Vereador sugere câmeras de vigilância em todos os pontos de Paulínia, cidade tem cerca de 800

O vereador Flávio Xavier (Podemos) apresentou uma indicação no Legislativo na última semana, propondo que a Prefeitura de Paulínia faça a instalação de câmeras de segurança em todos os pontos de ônibus da cidade.

Segundo o edil, o objetivo é aumentar a segurança e o bem-estar dos cidadãos que dependem do transporte público, especialmente durante o período noturno.
Acontece que Paulínia possui cerca de 800 pontos de ônibus espalhados pela cidade, segundo o poder público, ou seja, caso a Prefeitura coloque a proposta do vereador em prática, será necessário um alto investimento em equipamentos, instalação, manutenção e monitoramento.
Além disso, o número de câmeras nos pontos seria superior as do COI (Centro de Operações Integradas), que atualmente possui cerca de 200 que monitoram vários pontos da cidade 24 horas por dia através da Guarda Civil Municipal (GCM).
Vale ressaltar que Paulínia possui alguns dos pontos de ônibus mais caros do Brasil, custando em média R$ 70 mil cada, sendo que em alguns casos, pontos “diferenciados” custaram cerca de R$ 130 mil. Valores totais que podem aumentar ainda mais caso cada um deles receba câmera de monitoramento, como sugere o vereador.