Mulheres representam a maioria do eleitorado em Paulínia, mesmo assim, nenhuma mulher foi eleita nestas eleições

Dados das Eleições Municipais de 2024 divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que as mulheres representam a maioria do eleitorado em Paulínia, no total a cidade possui 86.474 eleitores sendo – 52%, mulheres e 48% homens; mesmo assim, a cidade não elegeu nenhuma mulher nesta eleição como vereadora e nunca elegeu uma prefeita e toda sua história.

Nas eleições deste ano, 105 mulheres disputaram um cargo no Legislativo, mas nenhuma foi eleita. Dos atuais 15 vereadores, 11 foram reeleitos e 6 novos vão completar as 17 cadeiras, ou seja, uma bancada 100% masculina.
A última mulher eleita vereadora em Paulínia foi em 2016, com a professora de libras Fábia Ramalho, que não foi reeleita em 2020 e, desde então, a cidade está sem representação feminina na Câmara Municipal.
➡️ Paulínia nunca teve uma prefeita eleita
Paulínia também nunca teve uma prefeita eleita. O máximo que a cidade chegou perto disso foi quando a empresária Simone Moura exerceu o cargo de vice-prefeita, na gestão Pavan Júnior, entre os anos de 2009 a 2012.
As tentativas mais recentes de mulheres almejando o cargo de chefe do Poder Executivo foram da empresária Nani Moura, que tentou duas vezes se eleger prefeita em 2019 (suplementar) e 2020, mas ambas sem sucesso terminando em segundo lugar; e nestas eleições da advogada Priscila Bittar, que terminou na sétima colocação.