CASAMENTO: Vereador sugere que a Prefeitura realize casamentos comunitários

O Vereador Alex Eduardo (PRTB) apresentou esta semana na Câmara de Paulínia um requerimento pedindo informações ao Executivo sobre sua indicação que pede que a Prefeitura de Paulínia realize, em parceria com a iniciativa privada, casamentos comunitários na cidade.

Segundo o edil, o objetivo é atender aqueles munícipes que não têm condições financeiras de realizar uma cerimônia. No texto da proposta, o vereador fala em o município procurar empresas interessadas em realizar parcerias para a doação de recursos materiais e financeiros, serviços de bufê, decoração, vestuário, fotografia, entre outros; necessários para a realização de uma cerimônia de casamento.
O parlamentar sugere que os casais interessados teriam que fazer parte de um cadastro onde os de maior vulnerabilidade social teriam preferência, além da criação de uma comissão organizadora com membros do poder público e privado para gerenciar as atividades. Entretanto, o vereador não apontou quais seriam as contrapartidas do município para as empresas que topassem patrocinar as cerimônias.
Vale lembrar que algumas cidades do Brasil já realizam casamentos coletivos, cada uma à sua maneira, mas a maioria somente em cartório. Além disso, muitas delas, de forma democrática, não fazem distinção de gênero, abrindo assim também a oportunidade para casais LGBTQIA+.