A Refinaria de Paulínia, a Replan, conquistou na quinta-feira (5) o prêmio de “Refinaria do Ano de 2024”, por suas iniciativas em inovação, modernização, segurança e sustentabilidade. A premiação é concedida pela World Refining Association, entidade de relevância mundial que reúne as grandes empresas do setor. A cerimônia foi realizada em Cartagena, na Colômbia, durante a Conferência Latino-Americana de Refino (LARTC, na sigla em inglês).
A Replan tem investido significativamente em tecnologias avançadas e ações de modernização para melhorar suas operações. “Essas inovações não apenas fortalecem a posição da refinaria no mercado, mas também contribuem para a redução do impacto ambiental e o bem-estar das comunidades vizinhas”, afirma o gerente geral da Replan, Raphael Franco de Campos.
Para maximizar os resultados e atender à demanda do mercado de forma eficiente e segura, o gerente geral conta que a Replan utiliza modelos de planejamento de produção e escoamento baseados em otimização econômica. A refinaria também prioriza parcerias de longo prazo com instituições de ensino e pesquisa para fomentar a inovação e adaptação às mudanças do mercado.
Com iniciativas alinhadas ao programa de Transição Energética Justa, as operações da refinaria devem se tornar ainda mais sustentáveis a partir do ano que vem. No primeiro semestre de 2025, está prevista para entrar em operação a nova unidade de tratamento de diesel (U-5283), que aumentará em 10.000m³/dia a produção de diesel de baixo teor de enxofre. Em 2026, a expectativa é elevar a capacidade de processamento de petróleo de 435 mil bbl/dia para 460 mil bbl/dia, um crescimento de 5%, e pôr em funcionamento a Usina Fotovoltaica.
