NOTA: Suposta nota do Fundo Social alega que fotos sobre doações que estariam estragando no Teatro são antigas; entretanto, informações nas fotos mostram serem recentes, tiradas na última segunda-feira
O Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, presidido pela primeira-dama Fernanda Cazellato, ainda não respondeu o Diário de Paulínia, sobre a denúncia recebida por nossa reportagem, de que parte das doações de roupas, água e alimentos, que foram arrecadados pelo Fundo para serem doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, não foram entregues às autoridades gaúchas e que por isso, teriam sido levados para o subsolo do Theatro Municipal de Paulínia, onde estariam estragando.
Ocorre que alguns jornais da cidade publicaram nesta terça-feira, 3, uma suposta nota que seria do Fundo Social de Solidariedade sobre o assunto, com uma informação falsa. Como o Diário não recebeu a nota, não postaremos a mesma.
Entretanto, pela boa ética do jornalismo que todos os veículos deveriam ter e com o compromisso com os nossos leitores, falaremos sobre suposta nota para que você, leitor, não seja alvo de fake news.
Primeiramente, a suposta nota oficial não se refere aos itens supostamente abandonados e sim ações já praticadas pelo Fundo; ou seja, não explica o que são aqueles materiais no subsolo do Theatro Municipal e o que estão fazendo lá.
Em determinada parte, a Nota diz que as fotos são “antigas e fora de contexto”. Ocorre que o Diário teve acesso às fotos originais no celular que foram tiradas. Lá constam a data, horário e localização. Dia 2 de setembro, última segunda-feira, às −17h24 −17H29 de 2024. Portanto, as imagens são recentes e não velhas, como supostamente teria afirmado o Fundo na suposta nota oficial; portanto, uma informação falsa, fake news.
Por fim, a suposta Nota alega ainda que o fato se trata de uma ação da oposição. Como já foi dito, o fato apurado foi devido a uma denúncia recebida por nossa equipe de reportagem, portanto, o Diário não tem como saber se é de cunho político ou não.
O Diário reafirma seu compromisso com a verdade e com a população, fazendo seu trabalho jornalístico. Por isso, continuaremos fazendo matérias de denúncias feitas pela população. Cabe à Prefeitura de Paulínia responder às solicitações feitas pelo Diário e outros veículos de imprensa sobre sua versão dos fatos.
Caso a nota seja verdadeira, o Diário de Paulínia lamenta a atitude do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia de, ao invés de dar sua versão dos fatos para esclarecimentos, opta em disseminar fake news nas mídias locais.