Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começaram na quarta-feira, 28, e deve reunir mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo inteiro. Representado por 279 atletas, o Brasil contará, também, com uma torcida apaixonada e que torce por políticas públicas e iniciativas que incluam pessoas com deficiência no esporte.
O atleta Thiago Souza, o Thiaguinho, de Paulínia, faz parte deste universo. Como atleta com deficiência e torcedor. No ano passado, ele competiu na Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, mas não obteve o índice para disputar a prova dos 100m na classe T11 (atletas cegos) em Paris. Agora, vai conciliar a rotina de treinos com a torcida pelos colegas que irão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos. Alguns dos atletas paralímpicos que estarão em Paris são amigos de Thiaguinho.
Na expectativa para o início dos jogos, Thiaguinho, que também acompanhou as Olimpíadas, fala do papel da competição para os atletas com deficiência. “É um momento muito importante, muito especial. Os Jogos Paralímpicos atraem a atenção das pessoas e reforçam o debate sobre a necessidade do incentivo ao esporte na inclusão das pessoas com deficiência”, comenta.
Com mais de 180 medalhas conquistadas na carreira, Thiaguinho mantém uma rotina firme de exercícios e treinos para fazer bonito nas competições. Os próximos desafios são a 2ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, que acontecem em setembro. Thiaguinho irá representar a cidade de Paulínia.
Em dezembro, o atleta vai correr no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2024 de Atletismo, onde pretende melhorar seu tempo e ficar entre os três melhores na categoria 400 metros. E os Jogos Paralímpicos são uma inspiração a mais para o atleta de Paulínia atingir seus objetivos.