ELEIÇÕES2024: Justiça de Paulínia indefere registro da candidatura de Edson Moura por inelegibilidade


Nesta quarta-feira, 18, o juiz eleitoral de Paulínia, Lucas de Abreu Evangelinos, indeferiu o registro da candidatura do ex-prefeito Edson Moura para a eleição municipal deste ano, em razão de sua inelegibilidade.

Entre os argumentos apresentados pelo juiz para barrar Moura, foi a de que o ex-prefeito está inelegível pelo período de oito anos, tomando como base a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP); que em 2022, pelo mesmo motivo de inelegibilidade, barrou a candidatura de Edson Moura a deputado federal nas eleições gerais daquele ano.  

O juiz apontou também a existência de condenações criminais, cíveis e eleitorais contra Moura, que estariam culminando na suspensão dos direitos políticos e/ou inelegibilidade. 

Segundo a Justiça, agora Moura tem o prazo de dez dias para indicar um substituto em seu lugar na chapa ou recorrer da decisão da Justiça de Paulínia no TER-SP, para ainda tentar ser candidato.

Entramos em contato com o candidato, o ex-prefeito Edson Moura, para ouvi-lo sobre a impugnação de sua candidatura, mas até o momento não tivemos retorno.

Também entramos em contato com o Sindicato dos Servidores Públicos de Paulínia, para saber se Moura ainda poderá participar do debate entre os candidatos a prefeito, que será realizado nesta quinta-feira, 19, pelo Sindicato. A entidade informou que seu departamento jurídico está analisando a situação para decidir se retira ou não o convite feito à Moura.