DESCASO: Prédio novo para ser UBS está abandonado pela gestão Cazellato

Enquanto a população da região do Parque da Represa sofre com a superlotação da única UBS (Unidade Básica de Saúde) disponível, localizada no bairro Balneário Tropical, um prédio novinho, no bairro ao lado, no Nova Veneza, que deveria funcionar como UBS, está abandonado pela gestão Du Cazellato mesmo pronto.

Nossa reportagem foi informada por um membro do Conselho Municipal de Saúde de que o prédio, que está 100% pronto, foi construído pela construtora HM Engenharia como uma das contrapartidas de um empreendimento construído pela empresa na região.
Ainda fomos informados de que o acordo entre iniciativa privada e poder público era que a empresa fizesse o prédio e, após pronto, a Prefeitura de Paulínia assumisse, instalando a UBS com médicos, enfermeiros, equipamentos, gestão, etc.

Mas nada disso aconteceu até agora, mesmo com o prédio pronto. Ao ser questionado sobre a situação em uma recente reunião do Conselho Municipal de Saúde, o secretário de Saúde de Paulínia Alexandre de Camargo Brandit, apenas se limitou a dizer que unidade não era de sua gestão; mas sim da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e que segundo os técnicos da pasta, a unidade não estava satisfatória para entrega e que por isso, teria que aguardar.
Quando questionado sobre prazo de entrega e como ficaria a situação, o secretário disse apenas que não poderia dar mais detalhe porque não é "técnico". Ainda durante a reunião, uma conselheira de saúde comentou sobre o caso e disse que a atual UBS, que atende o Parque da Represa, não comporta mais a grande demanda da região.
Ou seja, se a gestão Cazelalto já tivesse instalado a nova UBS no Nova Veneza, a população teria mais uma opção de atendimento e não precisaria passar sufoco na única unidade que atende a região. Além disso, nossa reportagem foi até o local e constatou que o espaço já começou a ser invadido, vandalizado e furtado.
Entramos em contato com a HM Engenharia para falar sobre o caso. Em nota, a empresa disse apenas que não iria se pronunciar sobre o assunto.