PERIGO: Afunilamento em avenida de Paulínia pode ocasionar acidentes

Segundo moradores de um condomínio na Avenida Nelson Rubini (antiga Estrada São Bento), no bairro Balneário Tropical, em Paulínia, um afunilamento nesta via, sentido Parque da Represa, pode estar colocando em risco motoristas sob o perigo de acidentes.

Isso porque a avenida, que em sua maioria é pista simples, foi duplicada no sentido bairro em frente ao condomínio de prédios e, após o residencial, volta a ser pista simples.
E é aí que, segundo os moradores, está o perigo, pois, como se trata de uma passagem estreita, veículos pesados como caminhões e ônibus não conseguem se manter na pista certa ao fazerem a manobra e acabam invadindo a pista contrária no sentido centro.
Nossa equipe foi até o local e flagrou, o que disseram os moradores. Ônibus e caminhões passando por cima da faixa dupla contínua para conseguir acessar de volta a pista simples, muitas vezes ficando alguns segundos na contramão.

Claramente, nossa equipe notou que essas contravenções são ocasionadas pela via ser estreita demais e não pela imprudência ou imperícia dos condutores; já que em alguns casos, os motoristas reduziam drasticamente a velocidade para fazer a manobra, mas mesmo assim, passavam por cima da faixa dupla contínua.
Já aqueles que vinham mais rápidos, além de passar sobre a faixa, entravam na contramão. Notamos que veículos pequenos não têm esse problema. Vale lembrar que a multa por andar na contramão em vias de sentido duplo é de natureza grave e custa R$ 195,23 ao infrator, segundo CTB (Código Brasileiro de Trânsito).
Moradores dizem que já avisaram a Prefeitura. “Essa volta para pista simples é muito estreita e mal feita, carro pequeno passa de boa, mas caminhão e ônibus não têm jeito, mesmo que façam a manobra certa, eles acabam invadindo a outra pista. Já foi falado para a Secretaria de Transportes fazer algo, mas nem ligaram. Vão dar atenção na hora que baterem de frente aí, e morrer alguém”, disse Clésio Alves, morador do bairro.

Para piorar, há um poste no acostamento da via no sentido centro, bem onde fica o afunilamento. Ou seja, caso um motorista precisar ir para o acostamento, caso a pista seja invadida por outro veículo na contramão, a chance de colidir no poste é grande.
Outro morador que preferiu não se identificar disse que quem realizou a obra de duplicação foi a construtora. “Pelo que sei, quem fez essa nova parte aqui foi a construtora dos predinhos, mas quem tem que fiscalizar é a Prefeitura, se está errado, tem que mandar arrumar”, disse.
Entramos em contato com a Prefeitura de Paulínia para saber da situação do afunilamento na Avenida, mas até o momento não tivemos retorno.
Também procuramos a construtora responsável pelo condomínio, mas também não tivemos retorno até o momento.