NEM DIPIRONA: Até medicamentos simples estão faltando nas UBSs de Paulínia

O descaso da Prefeitura de Paulínia com as pessoas que precisam de remédios gratuitos que deveriam ser entregues na rede municipal de saúde continua.

Desta vez, munícipes informaram nossa reportagem que, na semana passada, o remédio Dipirona estava em falta em três Unidades Básicas de Saúde da cidade, na UBS Centro, UBS Monte Alegre e UBS São José.

Vale lembrar que a falta de medicamentos gratuitos nas farmácias públicas das UBSs do município já se tornou um problema crônico que a gestão Du Cazellato não consegue resolver.

Isso porque, o Diário já noticiou ao longo dos últimos anos, diversas reclamações de munícipes sobre a falta de vários tipos de medicamentos na rede pública, que vão desde medicamentos simples, como vitaminas e para controle de pressão arterial, aos mais complexos, como para o controle de diabete e esquizofrenia. 

Até o poder Legislativo, onde o governo tem o apoio de 100% dos vereadores, já cobrou explicações da Secretaria Municipal de Saúde sobre esta grave situação que se arrasta desde o início da gestão Du Cazellato.  

Em reunião recente do Conselho Municipal de Saúde, o secretário de saúde de Paulínia, Alexandre de Camargo Brandit, chegou a dizer que não há falta de remédios para a população nas UBSs.

Confira alguns medicamentos que a população reclama que estão sempre em falta:

▪️Trayenta: para o tratamento de diabetes tipo 2. Ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo assim o risco de complicações associadas à doença.

▪️Amoxicilina: antibiótico amplamente utilizado, a Amoxicilina é prescrita para tratar uma variedade de infecções bacterianas, incluindo infecções do trato respiratório, infecções de ouvido e infecções da pele.

▪️Puran T4: medicamento vital para pacientes com hipotireoidismo, uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios suficientes. 

▪️ Sinvastatina: medicamento usado para tratar níveis elevados de colesterol. A Sinvastatina é crucial na prevenção de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

▪️ Quediapina 100 mg: para o tratamento de esquizofrenia.

▪️ Vitamina D: para o tratamento de dentes e ossos.

▪️ Donaren Retard 150 mg: para tratamento da pressão com ou sem episódios de ansiedade.

▪️ Sulfato Ferroso: para o tratamento de anemia.

▪️Linagliptina: para o tratamento do diabetes mellitus do tipo 2, que precisa de reação rápida para produção de insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo.

Entramos em contato com a Prefeitura de Paulínia para saber sobre a reclamação de semana passada sobre a falta de dipirona nas UBSs citadas; mas até o momento não tivemos resposta.