Duas escolas estaduais interessadas em ensino cívico-militar

Duas escolas estaduais de Paulínia demonstraram interesse em aderir ao modelo de ensino cívico-militar, segundo uma consulta realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Foram elas: Doutor Francisco de Araújo Mascarenhas no Jardim Fortaleza e Professora Adélia Cristina Borgato Gryszczenko no bairro São José.

Após a divulgação na última quinta-feira (18), no Diário Oficial do Estado, da lista de escolas que têm interesse em aderir ao projeto, o próximo passo é a realização de uma consulta pública, onde a comunidade escolar pode se manifestar contra ou a favor do modelo.
Além das duas de Paulínia, outras 16 unidades na região manifestaram interesse. A Seduc espera dar início ao projeto do ensino cívico-militar já em 2025, com a conversão de 45 unidades escolares para o modelo.
Para participar da seleção, a unidade de ensino deve atender a critérios como a aprovação da comunidade escolar; índice de vulnerabilidade social; índices de fluxo escolar; e índices de rendimento escolar.
➡️ Além disso, a escola que deseja participar não pode:
Ter aulas no período noturno; ser uma instituição rural, indígena, quilombola ou conveniada; ter gestão compartilhada entre Estado e Municípios; ter, exclusivamente, ensino para jovens e adultos; ser a única unidade escolar da rede pública de ensino que oferte ensino fundamental e médio regular na zona urbana do respectivo município.
Cronograma
18 de julho: divulgação em Diário Oficial do Estado das unidades escolares que passarão por consulta pública.
18 a 31 de julho: período de reuniões com a comunidade escolar e divulgação nos diversos canais de mídias da lista das unidades escolares que atendem aos critérios.
1º a 15 de agosto: primeira rodada da consulta pública nas unidades escolares.
16 de agosto: divulgação preliminar da primeira rodada da consulta pública.
19 de agosto: manifestação de interesse das unidades escolares em realizar a segunda rodada para alcançar a quantidade de votos válidos.
20 a 22 de agosto: segunda rodada da consulta pública nas unidades escolares.
23 de agosto: divulgação preliminar da segunda rodada da consulta pública.
26 de agosto: manifestação de interesse das unidades escolares em realizar a segunda rodada para alcançar a quantidade de votos válidos.
27 a 29 de agosto: terceira rodada da consulta pública nas unidades escolares.
30 de agosto: divulgação das unidades escolares que atendem aos critérios e aderiram ao modelo cívico-militar.