Cine Infância: projeto de cineclube infantil itinerante promove oficina gratuita para professores

O Cine Infância é um projeto cineclubista dedicado ao público infantil que surgiu em Campinas, por iniciativa da produtora e cineasta Fernanda Teodoro Viana. Com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, o Cine Infância está realizando este ano uma ampla circulação por escolas públicas da região de Campinas.

Cada sessão envolve a exibição de um curta-metragem brasileiro, seguida de uma roda de conversa planejada especialmente para o público infantojuvenil, com atividades artístico-culturais que estimulem o pensamento crítico sobre as temáticas levantadas pelos filmes e a interação entre as crianças, de forma lúdica e descontraída.

O projeto vai contemplar, até o fim do ano, sessões em escolas públicas de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Indaiatuba e Monte Mor, incluindo também a realização de duas oficinas formativas.

A primeira delas é voltada para professoras e professores da educação básica e acontece no dia 07 de agosto (4ªf), no Cefortepe, equipamento público destinado à formação dos profissionais da educação que fica no bairro do Cambuí, em Campinas, com apoio institucional da Coordenadoria Setorial de Formação e Programa Cinema e Educação.

A participação na oficina é gratuita, mas com inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. O formulário de inscrição está disponível nos canais do Cine Infância nas redes sociais. Com carga horária de 04 horas, das 14h às 18h, a ação ganhou o título de “Filmar uma carta: uma oficina para inspirar olhares e gestos com a câmera” e terá como facilitadoras Fernanda Viana e Karine Joulie, bacharel em Cinema, Mestre e Doutora em Educação. 

“Esse estilo cinematográfico do ‘filme-carta’ tem muitas possibilidades de formato e estética, mas, no fundo, é um contar sobre si na busca pelo contato com o outro. Ele é o nosso fio condutor para propor exercícios práticos que estimulem a produção autoral e reflexiva dos participantes”, comenta Karine Joulie. Sua pesquisa e produção acadêmica é justamente voltada para o encontro entre cinema e educação. Ela é membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/UFSC) e do grupo Cinema para Aprender e Desaprender (CINEAD/UFRJ).

O conteúdo programático da oficina envolve, além dos exercícios práticos, fundamentos de roteiro, elementos básicos da linguagem cinematográfica, produção de gestos com a câmera (que pode ser a do celular, acessível a todos), e princípios da edição.

“Apoiadas nas discussões contemporâneas sobre Educação Digital, pretendemos dialogar com esses professores sobre o uso do audiovisual em diferentes contextos educativos na Educação Básica, de modo que eles se apropriem individualmente dessa linguagem, numa perspectiva crítica, que possa ser adaptada à realidade onde eles atuam”, comenta Karine.

Uma segunda ação formativa será voltada para estudantes. “As muitas formas de brincar com um filme” é uma oficina que busca promover a aproximação crítica e reflexiva entre as crianças e a linguagem audiovisual fundamentada no cinema, propondo jogos e experimentações a partir de um filme brasileiro voltado ao público infanto-juvenil, que servirá de inspiração e estímulo para a participação ativa de apropriação e recriação de imagens e sons pelos participantes. Para Karine, “essa riqueza que o cinema proporciona pode ser uma ferramenta importante na educação das crianças, no seu aspecto mais instrumental e ilustrativo de conteúdos, mas especialmente na atividade focada na reflexão espontânea sobre as imagens”.

Esta oficina vai acontecer em uma das escolas visitadas pelo projeto, a Escola Estadual Professor Fábio Faria de Syllos, em Campinas, exclusivamente para alunos da escola, na faixa etária dos 10 anos de idade. Além de Fernanda Viana e Karine Joulie, será ministrada também por Pâmela Raizia, arte-educadora, artista, poetisa, mestra em Artes da Cena e pedagoga.

Serviço:

Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresentam:

Ação formativa do Projeto Cine Infância para Professores:

Tema: Filmar uma carta – uma oficina para inspirar olhares e gestos com a câmera

Público-alvo: professoras e professores da educação básica

Data: 07/08 – 4a feira

Horário: das 14h às 18:00

Local: Cefortepe ( R. Dr. Emílio Ribas, 880 - Cambuí, Campinas – SP)

Entrada gratuita, com inscrição prévia. Vagas limitadas.

Mais informações: @cineinfancia ou cineinfancia2024@gmail.com.

Inscrições pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmqSzbdeLC98_KICnZVLziic23w3fnnRcJV2PpRyCDoZrciQ/viewform