+ Notícias

Prefeitura planeja gastar mais de R$ 30 milhões com novo “Centro de Eventos”; enquanto o atual Pavilhão de Eventos segue abandonado

Segundo o Plano Anual de Contratações 2024, disponível no Portal da Transparência, a Prefeitura de Paulínia, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, planeja gastar mais de R$ 30 milhões na construção de um novo “Centro de Eventos” na cidade.

Veja esta matéria em vídeo no Instagram ou Facebook do Diário.

Enquanto isso, o atual Pavilhão de Eventos, localizado no Parque Brasil 500, segue completamente abandonado. Nossa reportagem esteve no local e constatou que o espaço é mais um retrato do descaso da gestão Du Cazellato, com o bem público que pertence à população paulinense.
Vale lembrar que a atual administração herdou o espaço já abandonado por administrações passadas; entretanto, em cinco anos à frente da Prefeitura, o prefeito Du Cazelatto nada fez para mudar a triste situação deste importante patrimônio público.

Além de estar se deteriorando lentamente com o tempo, o Pavilhão de Eventos virou ponto de usuários de drogas e abrigo para pessoas em situação de rua.
Na parte exterior do prédio há muito mato, pichações e lixo. Na parte interna, o local está totalmente vandalizado, com salas, corredores e banheiros com paredes, portas e janelas destruídas e com pichações.
Além de vazamentos hidráulicos, parte da fiação que ainda não foi furtada está exposta. Há muito lixo espalhado por todo o lugar e várias poças d’água, o que pode servir de criadouro do mosquito da dengue.
Como no Sambódromo, chamou a atenção da nossa reportagem, a grande quantidade de preservativos usados e embalagens jogadas pelo chão, além de roupas, móveis, colchões velhos e muitas fezes pelo local. Nossa equipe também flagrou várias pessoas usando drogas no local, muitas delas jovens e adolescentes.

O Pavilhão de Eventos já foi palco de grandes feiras e eventos na cidade. O espaço muitas vezes foi utilizado em consonância com as atrações do Sambódromo; mas agora é o retrato do abandono e do descaso da atual administração com o bem público.
O processo licitatório para a construção do novo Centro de Eventos estava previsto para fevereiro, mas ainda não saiu do papel. Já no último dia 17 de junho, a Prefeitura abriu processo licitatório para a reforma do Pavilhão.
Portanto, não se sabe ao certo quais os planos da atual Administração, a poucos meses de deixar a Prefeitura, em relação ao espaço.
Tentamos contato com a Prefeitura de Paulínia, para saber se a construção do novo Centro de Eventos continua ou não nos planos da atual Administração, com a possível reforma do Pavilhão de Eventos, mas não tivemos retorno.