POLÍTICA: Em ano de eleição, vereador resolve cobrar lista de pacientes e tempo médio de espera em unidades de saúde

De olho nas eleições municipais de outubro, muitos vereadores em Paulínia intensificaram nos últimos meses a publicidade dos atos de seus mandatos nas redes sociais, aparentemente, de olho na reeleição.

Desta vez, o Fábio da Van (PRTB) solicitou, segundo uma publicação no site da Câmara Municipal, a aplicação de uma lei municipal que obriga a divulgação de lista de espera em consultas na rede de saúde. A Lei 3.747/2020, vale para quem aguarda atendimento com especialistas, exames e cirurgias.
A publicação diz ainda que o edil questiona se os dados de filas de todos os procedimentos estão sendo divulgados mensalmente pelas coordenadorias de saúde; se é divulgada a quantidade de pacientes atendidos, a movimentação do número de inscrições das listas e a posição de cada paciente em todas as Unidades de Saúde do município.
O curioso é que não encontramos nenhuma manifestação do vereador em anos anteriores sobre o assunto. Em especial, quando o TCE (Tribunal de Contas do Estado) reprovou as contas do prefeito Du Cazellato dos anos de 2020 e 2021, quando o Tribunal apontou, dentre vários problemas, justamente as longas e demoradas filas por consultas, exames e cirurgias que a população de Paulínia vem enfrentando.
Inclusive, o vereador foi um dos parlamentares que votaram pela aprovação das contas do prefeito, do exercício de 2020; contrariando a orientação do TCE.