DIFICULDADES: Munícipes relatam dificuldades com o Portal da Transparência

Desde que a Prefeitura de Paulínia colocou no ar seu novo site em abril deste ano, vários munícipes vêm relatando que passaram a ter dificuldades em conseguir acessar dados públicos no Portal da Transparência.

Até o Ministério Público de Paulínia chegou a relatar para nossa reportagem que andou encontrando dificuldades para acessar as informações.
Para quem não sabe, o Portal da Transparência é um espaço de livre acesso no site oficial da Prefeitura, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado. Além disso, o munícipe pode acompanhar as compras públicas, os contratos e licitações.
É também possível acompanhar uma série de informações, com as relativas às contratações que usaram dispensa de licitação ou aos maiores contratos com a administração pública.
“Desde que a Prefeitura colocou no ar o novo site, está muito difícil encontrar informações que antes achávamos fáceis, principalmente os contratos. Quase sempre aparecem as seguintes mensagens: dados não encontrados, favor realizar uma nova pesquisa ou contratos não encontrados, favor realizar uma nova pesquisa; antes isso não aparecia”, disse o estudante Ricardo Soares.
Até mesmo nossa reportagem vem encontrando dificuldades com o Portal da Transparência com o novo site. Por exemplo, ao clicarmos para consultar o contrato do transporte escolar, abriu um contrato da saúde, que nada tinha a ver.
Além disso, outras duas situações chamaram a atenção da nossa equipe ao consultar o Portal. Os anexos do edital da nova ponte sobre o Rio Atibaia, que custará quase R$ 300 milhões, não estavam publicados e o contrato dos Radares que estão sendo instalados na cidade, no valor de R$ 13 milhões, também não estava disponível para consulta.
Já na opinião do aposentado Pedro Torres, essas dificuldades não são por caso. “Justo, em ano de eleição, eles mudam tudo e fica mais difícil acessar para onde está indo o dinheiro público, é muita coincidência, não é mesmo”.
Entramos em contato com a Prefeitura de Paulínia para saber sobre a dificuldade que os munícipes vêm encontrando para acessar os dados do Portal da Transparência, mas até o momento não tivemos retorno.