CAOS NA SAÚDE: Recém-nascido não consegue atendimento em UBS por falta de pediatra

Uma mãe, M.A. de 22 anos, moradora do bairro São José em Paulínia, contou a nossa reportagem que está com grande dificuldade de conseguir atendimento médico para seu filho recém-nascido de apenas 17 dias, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro São José.

Ela explica que o filho, desde que nasceu, até agora não passou com nenhum pediatra porque foi informada de que este médico especializado em cuidar da saúde de crianças desde o nascimento até a adolescência, está em falta na UBS São José.
“Tenho encaminhamento de sete dias, que é o tempo máximo que um recém-nascido tem para passar com o pediatra, só que até agora não tem nenhum capacitado para atendê-lo, meu filho está sem ser atendido”, disse a mãe.
A mulher disse ainda que conseguiu retirar os pontos da cesárea na UBS, mas que não foi bem atendida por um profissional, que segundo ela, aparentava não ter experiência para realizar o procedimento.
“Colocaram uma pessoa que parecia não ter experiência e de má vontade de trabalhar, abriu em alguns lugares, agora está doendo muito e não consigo nem andar direito de dor”, reclama.
A mulher disse também que não teve um bom atendimento no pré-natal, na mesma UBS; com demora no atendimento e algumas vezes tendo que remarcar as consultas por falta de médico.
Tentamos contato com a Prefeitura de Paulínia para saber sobre o caso, mas não conseguimos devido a não haver expediente nesta sexta-feira, 7, em decorrência do feriado do padroeiro da cidade.