+ Notícias

Morador de Paulínia é preso em Sumaré por furto mediante a fraude contra locadora de veículos

Um homem morador de Paulínia foi preso pelo GOC (Grupamento de Operações com Cães) da GCM de Paulínia, na cidade de Sumaré, na segunda-feira, 20. Ele é suspeito de furto mediante a fraude contra uma locadora de veículos de São Paulo.

Tudo começou quando a GCM recebeu denúncia de uma tentativa de furto a um veículo GM/Tracker no bairro Planalto em Paulínia. Quando chegaram ao local do suposto crime, os agentes encontraram o denunciante que explicou que era funcionário de uma empresa de rastreamento de veículos e que havia recebido um chamado da empresa proprietária da Tracker para averiguar uma violação de bateria apontada pelo sistema de monitoramento.
O homem alegou que encontrou o veículo aberto com a chave no contato e que foi orientado pela empresa para aguardar o guincho. Ele disse que, enquanto aguardava, um veículo Honda/Civic com placas de Hortolândia com dois ocupantes estacionou ao lado, sendo que um dos indivíduos desceu, entrou na Tracker e tentou dar partida, porém não conseguiu, então o suspeito voltou para o veículo e fugiu com o comparsa.
Com os dados da placa do Civic, o setor de inteligência da GCM começou então a fazer o rastreio do veículo e, através das câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas), localizou o carro trafegando saindo de Paulínia sentido Sumaré. O GOC então foi atrás e conseguiu localizar o Civic no bairro Maria Antônia, já na cidade vizinha, e começou a fazer o acompanhamento.
A equipe notou que o carro estava sendo acompanhado por outro veículo, um KIA/Stonic em atitude suspeita. Os GCMs então fizeram a abordagem ao Civic e encontraram apenas um homem no veículo. Ao ser questionado, o indivíduo negou que tinha participado da tentativa de furto em Paulínia.
O suspeito disse que apenas deu carona para um amigo ir buscar a Tracker em Paulínia, mas que o veículo não teria funcionado por problemas elétricos. Disse ainda que, em seguida, levou o amigo por mais alguns quarteirões, onde esse amigo entrou em um Kia/Stonic e lhe pediu para acompanhá-lo até uma autoelétrica em Sumaré.
Os GCMs então foram até a autoelétrica apontada pelo homem, que estava há poucos metros, onde foi feita a abordagem. Ao chegarem ao local, os agentes visualizaram o Stonic estacionado e levantaram as informações do veículo e descobriram que ele pertencia à mesma empresa proprietária do Tracker envolvida na suposta tentativa de furto em Paulínia; uma locadora de veículos de São Paulo.
Logo em seguida, escutaram um funcionário da autoelétrica dizer para um homem se esconder, pois a polícia estava chegando. Os GCMs então fizeram a averiguação do estabelecimento e localizaram no sótão de uma laje, um indivíduo, que ao ser encontrado, tentou quebrar o aparelho celular que possuía e esconder cartões de crédito de abastecimento de combustíveis.
Ao ser questionado, o suspeito disse ser morador de Paulínia e alegou que havia comprado os dois veículos, a GM/Tracker e KIA/Stonic por R$ 1.000, de um homem conhecido como Boy, mas que a Tracker estava com problemas elétricos.
Em contato com a empresa proprietária dos veículos, a GCM foi informada de que os carros haviam sido furtados na cidade de Barueri, sendo utilizada fraude contratual e uso de identificação falsa para subtrair os veículos e cartões de abastecimento.
Todos os envolvidos foram levados para a Delegacia de Sumaré, onde o morador de Paulínia foi autuado por furto qualificado mediante a fraude e ficou preso à disposição da justiça; os demais foram ouvidos e liberados.