SAÚDE: Paulínia é uma das cidades que terão prioridade na erradicação de doenças socialmente determinadas

O Governo Federal lançou o programa Brasil Saudável para a eliminação e redução de 14 doenças determinadas socialmente, como a tuberculose, tipos virais de Hepatite, Doença de Chagas e Tracoma, entre outras.


Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Paulínia e Campinas foram as cidades escolhidas para fazerem parte do Programa. No Estado de São Paulo, no total, 23 cidades foram consideradas prioritárias para o programa.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir, como problemas de saúde pública, 14 destas doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social.
As metas do programa é eliminar, até 2030, a Malária, Doença de Chagas, Tracoma., Filariose, Esquistossomose, Oncocercose, Geo-helmintíases; reduzir, dentro das metas da OMS, a Tuberculose, HIV, Hanseníase, e Hepatites Virais; além de eliminar a transmissão vertical (quando a criança é infectada durante a gestação, parte e ou amamentação) de HIV, Sífilis, Hepatite B, Doença de Chagas, e HTLV.

“Com o Brasil Saudável, nosso país se torna o primeiro país do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir 14 doenças e infecções socialmente determinadas, se alinhando às metas da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, e aos esforços da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a eliminação de doenças nas Américas”, cita a nota do Ministério da Saúde.