Você paulinense que precisar realizar alguma cirurgia pela rede pública municipal de Paulínia, se prepare, será uma longa e demorada jornada.
Isso porque, em resposta ao Requerimento n.º1407/2023 do Vereador José Soares, questionando o Executivo sobre quantos munícipes estão aguardando na fila de espera para a realização de procedimento cirúrgico, a Secretaria de Saúde informou que existe uma fila de 1.449 solicitações médicas. Isso em 17/01/2024.
Ou seja, só comprovando o que disse o TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) quando ao emitir parecer pela reprovação das contas do prefeito Du Cazaellato; apontou como uma das principais causas, o caos da saúde na cidade, com longas e demoras filas para a realização de exames, consultas e cirurgias.
Lembrando que a pasta da saúde na cidade possui só para este ano cerca de R$ 571 milhões de orçamento; mesmo assim, é comum ver nas redes sociais, a população se queixando pela falta de medicamentos gratuitos nas farmácias dos postos de saúde, demora para passar com médicos especialistas, para fazer exames e cirurgias e a falta de exame de imagens em determinados horários no HMP - Hospital Municipal de Paulínia.
Vale lembrar também que o atual secretário de saúde, Alexandre Camargo Brandt, disse recentemente, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, que mora em Campinas e que utiliza convênio médico.