Após anos de abandono, agora, em ano eleitoral, Prefeitura decide consultar a população sobre o Theatro Municipal

Existe um velho ditado no Brasil que diz que em ano eleitoral tudo pode acontecer e, em Paulínia, não é diferente. Isso porque, após anos abandonado, o Theatro Municipal de Paulínia, inaugurado em 2008 e que custou R$ 53 milhões aos cofres públicos, finalmente poderá ter a atenção que merece.

A mesma gestão Du Cazellato, que fechou o espaço em 2020, alegando problemas estruturais, agora marcou uma audiência pública para o próximo dia 29, no Paço Municipal, a fim de discutir obras para expansão, modernização e exploração do Teatro. Além disso, o prefeito Du Cazellato planeja privatizar o espaço, em processo de concessão à iniciativa privada, semelhante ao feito com o Paulínia Shopping.

Certo é que o Theatro Municipal Paulo Gracindo, que é talvez a obra mais imponente da cidade e o principal cartão postal, precisa urgentemente da atenção do poder público. Mesmo fechado e em situação de abandono, ainda é um dos locais mais procurados para visitação por munícipes e pessoas de outras cidades.

Hoje em dia a situação de abandono acaba causando uma má impressão em quem visita o local, que já abrigou importantes espetáculos de teatro e shows, e já foi considerado um dos principais símbolos culturais da região.

O descaso é nítido: basta caminhar pelo local para ver muitos danos visíveis, como vidros quebrados, pichações, parte do teto caindo, ferrugem, piso quebrado etc. Além disso, há informações, que por estar abandonado, o local já sofreu furtos de fios e cabos.

O Teatro que tem 1.300 lugares, camarote, balcões laterais, palco de 450 m² e quatro andares, já foi também o principal espaço de eventos relacionados ao cinema, como o “Paulínia Magia do Cinema” e o “Festival de Cinema de Paulínia”.

Confira o vídeo de como está o Teatro.


ℹ️ Serviço:

Audiência pública para discutir obra do teatro municipal de paulínia.

Dia 29 de janeiro de 2024.

A partir das 18 horas.

Local: paço municipal, na sala de imprensa “Auditório Carlos Tontolli”, localizado na avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1551.

Aberto a toda população.