Protestos, bate-boca e xingamentos marcam sessão extraordinária da Câmara

A sessão extraordinária da Câmara de Paulínia, realizada na manhã desta terça-feira (26), para votar um pacote de projetos do Executivo, foi marcada por muitos protestos, bate-boca e xingamentos.

Munícipes e representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia (STSPMP), acompanharam a votação e aprovação dos 16 projetos enviados a toque de caixa pelo Administração; inclusive o próprio prefeito, Du Cazellato, compareceu à sessão para acompanhar os trabalhos.
Com a presença do prefeito, e a morosidade dos vereadores em discutir os projetos, inclusive, aprovando boa parte deles em bloco, rapidamente começaram os protestos contra o prefeito e os vereadores. Em alguns momentos, houve bate-boca entre vereadores e munícipes; mas, o mais acalorado foi um entre o secretário de governo Danilo Barros, com munícipes e o secretário-geral do STSPMP, Rodrigo Macelari.
Também houve reclamação por parte dos vereadores sobre o comportamento de algumas pessoas no plenário, como o fez o vereador Fábio Valadão, ao dizer que: “mais uma vez representantes do sindicato, mal-educados e desrespeitosos com o trabalho dos vereadores”, disse; enquanto era vaiado por algumas pessoas.
O secretário Danilo Barros disse a nossa reportagem, que ele apenas pediu respeito aos vereadores e que não faltou com o respeito a ninguém. “Fomos acompanhar a votação do orçamento e havia uma manifestação do Sindicato, a meu ver, tudo normal, até começarem a ocorrer palavras de baixo calão contra o prefeito e os vereadores, eu então apenas pedi respeito e que deixassem os vereadores falarem, nada mais”, disse Barros.
Já o secretário-geral, do Sindicato, Rodrigo Macelari, também envolvido no episódio, disse que a entidade estava apenas fazendo uma manifestação de forma ordeira e democrática sem ofender ninguém, exercendo o direito constitucional. Disse que ainda que apenas comentou com o secretário Danilo, que aquela era apenas mais uma das diversas manifestações já feitas pela entidade, que não é recebida pelo Executivo para dialogar. “No final, conversamos com o secretário Danilo, que se prontificou a dialogar com o Sindicato”, disse.
No final o prefeito Du Cazelatto não quis dar entrevista, apenas disse que respeita as manifestações e as vê como algo normal.
☑️ Todos os projetos foram aprovados
Em meio a tanta confusão, todos os projetos de interesse da gestão Du Cazellato foram aprovados pelos vereadores. No pacote enviado pelo Executivo, havia projetos de todos os tipos, como a discussão e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa e as despesas do município para 2024; a criação de mais cargos de confiança na máquina pública; que promove alterações na Pauliprev; que provoca mudanças na lei de uso do solo; sobre licenciamento ambiental; sobre a iluminação pública; que trata da limpeza urbana e tratamento de resíduos; e outros.

Veja o vídeo no Facebook ou Instagram