Para que a festa de Ano Novo aconteça de forma segura e sem sustos, as comemorações precisam incluir atenção com fogos de artifício. Sua versão com estampido, inclusive, é atualmente proibida no Estado de São Paulo.
A CPFL Paulista, por meio de seu programa permanente Guardião da Vida, faz alguns alertas sobre os riscos de fazer queima de artefatos pirotécnicos, ainda que silenciosos, próximo a postes e cabos de energia.
Alertas importantes
• Antes de planejar o uso de artefatos de pirotecnia, consulte a legislação local.
• Na hora da compra, observe se o produto é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e se a loja é autorizada a comercializá-lo.
• O manuseio deve ser feito por adultos e seguindo rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Lembre-se: qualquer improviso pode ser fatal.
• Procure não montar as baterias de fogos ou mesmo soltar esses artefatos próximos das redes elétricas, sejam elas residenciais ou públicas, evitando a proximidade com equipamentos como transformadores. O risco de um curto-circuito ou incêndio causados pelos fogos é grande.
• A queima deve ser feita em áreas livres e abertas, longe da fiação elétrica e seus equipamentos, bem como de árvores ou vegetação.
• Outras pessoas e animais de estimação também devem manter distância do praticante, no momento da soltura, pois mesmo as versões sem estampido não estão isentas do risco de queimaduras. Caso o artifício falhe, não tente reaproveitá-lo e sempre deixe pelo menos um balde com água próximo, para casos de necessidade.
A CPFL acredita que a segurança é um valor que deve ser compartilhado por todos. Por isso, a empresa investe na conscientização da sociedade sobre os riscos da eletricidade, por meio do Guardião da Vida, programa permanente da empresa, disponível no https://guardiaodavida.com.br/.