Consumidores atingidos pela interrupção no fornecimento de energia em novembro devem conferir as faturas de dezembro
O Procon-SP alerta os consumidores que tiveram problemas de interrupção no fornecimento de energia elétrica em novembro, principalmente nos períodos chuvosos, para que fiquem atentos às faturas que começam a ser enviadas pelas distribuidoras, nas quais deve constar uma compensação no valor cobrado, proporcional ao tempo em que o serviço deixou de ser fornecido.
As distribuidoras de energia devem discriminar, de
forma clara e precisa, o valor e o tempo a que se refere a compensação, para
que o consumidor possa avaliar se o valor está correto.
Caso na fatura que está chegando a partir desta
semana não haja referência a este desconto, é preciso entrar em contato com a
empresa.
E a qualquer tempo, é possível registrar uma
reclamação no Procon-SP, caso o consumidor não tenha segurança em relação às
informações ou valores do abatimento e precise de acompanhamento ou orientação.
Outros ressarcimentos
Em relação a outros pedidos de ressarcimento, como
de alimentos e remédios que estragaram por falta de refrigeração ou
equipamentos danificados por picos de energia, as empresas, transcorridos quase
30 dias do episódio, já deveriam ter entrado em contato com os consumidores que
registraram seus problemas diretamente nos sites, apresentando uma proposta ou
informando qual será o procedimento.
Também nestes casos, de acordo com os
especialistas do Procon-SP, os consumidores que se considerarem lesados podem
registrar o problema na plataforma www.procon.sp.gov.br, para que seja possível
acompanhar a tramitação de cada caso.
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