Petroleiros realizam ato na Replan em rememoração da greve de 1983

Na manhã da última sexta-feira (7), aproximadamente 150 petroleiros e apoiadores realizaram um ato na Refinaria de Paulínia (Replan), em rememoração aos 40 anos da greve de 1983 da Petrobrás. A atividade faz parte de um calendário de atividades que celebram uma das mais emblemáticas greves do Brasil. 

O diretor cassado do Sindipetro Unificado e petroleiro anistiado, Antônio Alencar Ferreira, afirmou que o ato tem a intenção de trazer para o presente as lições aprendidas com a greve há 40 anos. “Aqueles que têm no máximo 45 anos precisam entender que só conquistamos esses direitos que temos hoje por meio de muita luta. Nossa democracia é frágil e sofreu vários ataques nos últimos anos. Celebrar essa greve também é lembrar que precisamos estar em alerta e a luta continua”, opinou.

O petroleiro anistiado Pedro Luiz de Campos, mais conhecido como Pedrinho, relembrou a memória do ex-presidente do Sindipetro e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar, falecido em 2022. “Jacó nos disse que o importante era fazer a história e eu concordo, mas acrescento que além de fazer a história, é fundamental mantê-la viva, e acho que é isso que estamos fazendo”, apontou.  

Fonte: Sindipetro