Paulínia recebe homenagem por programa de educação pós-pandemia

Paulínia foi um dos municípios paulistas homenageados pelo SESI-SP nesta terça-feira (11), na sede da FIESP em São Paulo, por aderir e implementar o Programa Emergencial de Educação pós-pandemia – Recompondo Saberes, desenvolvido pelo SESI-SP.

A secretária de Educação, Angela Duarte, e o secretário de Governo, Danilo Barros, receberam o prêmio e nome do prefeito Du Cazellato, e em nome de todos os profissionais da educação de Paulínia pelos esforços para o sucesso do programa na cidade.

Recompondo Saberes

O programa Recompondo Saberes impactou quase 1 milhão de estudantes da rede pública do estado de São Paulo. Com o propósito de reduzir o gap de aprendizado existente entre escolas públicas e privadas, o SESI-SP implementou o programa entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. As ações foram direcionadas às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco no Ensino Fundamental I e II.

Criado em função dos impactos nas aprendizagens decorrentes do ensino remoto na pandemia, o Recompondo Saberes atuou na formação dos professores das redes municipais. Com isso, os alunos conseguiram avançar em ambas as disciplinas das duas etapas educacionais.

Resultados

No Fundamental II (6º ao 9º ano), em Língua Portuguesa, os alunos iniciaram o projeto com domínio de 50,5% do conteúdo previsto para a série e terminaram com 66,5%. Em Matemática, a evolução foi de 33,9% para 38,6%. Parte das escolas participou do projeto durante um semestre letivo e parte ficou dois semestres.

No Fundamental I (1º ao 5º ano), em Língua Portuguesa, os estudantes dominavam 62,2% do conteúdo da série quando começaram no programa e terminaram com 71,9%. Em Matemática, passaram de 34,8% para 39,8%.

Isso significa que eles evoluíram na escrita ao formar palavras e frases e utilizar a ortografia de forma apropriada, no domínio das quatro operações matemática e soluções de problemas, no nível de conhecimento esperado para as séries cursadas.