O vereador Flavio Xavier (Podemos) apresentou na noite de ontem (20), durante a 21ª sessão ordinária da Câmara de Paulínia, uma indicação ao Executivo solicitando o benefício “Passe Livre” para pessoas desempregadas no município. Outra indicação do vereador, também relacionada ao transporte, apresentada já há alguns meses no Legislativo, sugere que a Prefeitura adote ônibus elétricos na frota do transporte público municipal.
No texto da propositura sobre a gratuidade para pessoas desempregadas, o parlamentar alega que a isenção da passagem de ônibus, segundo ele, poderia facilitar o deslocamento de quem procura emprego, participa de seleções e faz cursos de qualificação.
Já no texto sobre a inclusão de veículos elétricos na frota de ônibus do transporte público, o vereador justifica que a principal vantagem da eletrificação da frota se refere a não emissão de gases poluentes, mas também que há ainda outros pontos que tornam o modelo mais sustentável e, em médio e longo prazos, viável economicamente.
Vale ressaltar que uma das razões da economia está no baixo custo de manutenção. Com menos componentes mecânicos em relação ao motor a diesel, que precisa produzir energia a partir do combustível, o custo com a mecânica do ônibus é reduzido e, em uma frota com dezenas, centenas ou milhares de veículos, isso é significativo. Outro ganho é a eficiência: ao passo que um motor elétrico consegue converter 95% da energia armazenada em impulso das rodas, a taxa em um motor a combustão comum está perto de 35%.