Aumenta o número de pessoas em situação; vereador propõe criação de albergue em Paulínia

O vereador Flávio Xavier (Podemos) indicou no Poder Legislativo de Paulínia, a criação de albergue municipal, um espaço de alojamento provisório com o objetivo de oferecer acolhimento, orientação e alimentação a pessoas em situação de rua de ambos os sexos. 

“Paulínia apresenta um número crescente de pessoas nas ruas, segundo ele, o que só aumenta a importância de uma solução breve e rápida, para dar-lhes um mínimo de dignidade e conforto”, disse o vereador. 

Aumento no estado de São Paulo 

No Estado de São Paulo, se comparado os anos de 2021 e 2022, houve um aumento de quase 25%, de acordo um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2021, em todo o Estado de São Paulo, eram 64.570 pessoas em situação de rua. No ano seguinte, foram registrados 80.576. 

Para um dos pesquisadores do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas da UFMG, André Luiz Freitas, os números apontam que um dos principais motivos para esse alto número de pessoas nas ruas é o racismo estrutural tão presente no país, além da desigualdade social que se agravou durante a pandemia.   

Em Paulínia 

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, para saber qual o número de pessoas em situação de rua em Paulínia e quais ações estão sendo realizadas, mas até o momento não obteve resposta.