A Prefeitura de Paulínia divulgou nesta terça-feira (25), que a entrega da tão esperada obra da ponte estaiada sobre o Rio Atibaia, que ligará a região do Monte Alegre ao João Aranha, será entregue no próximo dia 1° de maio. O novo sistema viário que promete desafogar o trânsito na principal avenida da cidade, a José Paulino, já está pronta e já deveria ter sido entregue, mas segundo a Administração, isso só não ocorreu devido a obras da Sabesp que precisaram ser realizadas no local.
Agora, com a nova data, a população de Paulínia que espera há anos por essa obra de mobilidade urbana, espera ter um alivio no trânsito da região central, principalmente nos horários de pico. O mecânico Márcio Guedes, disse que espera com a nova ponte, enfim conseguir chegar em casa sem ter que ficar parado no trânsito. “Ah, faz tempo que prometeram essa ponte aí, tem que resolver, pois seis horas da tarde não tem condição, eu mesmo levo quase uma hora para chegar em casa, tomara que resolva”, disse.
A licitação da obra foi lançada no final de 2019 e a construção começou em 2020. Na proposta inicial, a previsão era que o valor total da obra seria de R$ 72 milhões, mas acabou em R$ 49 milhões, valor 32% menor, tudo com recursos municipais.
Segundo a Prefeitura, a estrutura da ponte tem 260 metros de extensão, sendo 140 metros convencionais e 120 metros estaiados, com 25,45 metros no trecho convencional e 25,85 metros no trecho estaiado. A via possui duas faixas pavimentadas, sendo 3,60 metros por sentido de tráfego, uma ciclovia e calçada de passeio.
“A construção dessa ponte é muito
importante para Paulínia, pois terá um impacto bastante positivo na mobilidade
urbana da nossa cidade”, destacou o prefeito Du Cazellato.