Corpo de Bombeiros de São Paulo comemora 143 anos

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, participou na tarde de quinta-feira (16) da solenidade que comemorou os 143 anos de existência do Corpo de Bombeiros que aconteceu no Memorial da América Latina, zona Oeste de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas também esteve no evento e recebeu a medalha do Centenário.
 
“Ser bombeiro é arriscar sua vida para pessoas que sequer conhecemos, e só quem faz parte sabe da emoção que é poder ajudar alguém, estender a mão para quem precisa. O Corpo de Bombeiros é uma referência nacional e se tornou uma referência internacional, mantendo sempre a mesma humildade, sabendo que podemos sempre evoluir, como eu disse isso não tem preço. Que Deus continue abençoando cada bombeiro em qualquer canto do Brasil em especial aqui no estado de São Paulo“, falou Derrite.

O Corpo de Bombeiros tem como missão atuar como coordenador do sistema estadual de emergências do Estado, provendo proteção e resposta imediata a incêndios, salvamentos e resgates.  No ano passado eles realizaram 71 mil salvamentos, combateram 44 mil incêndios. Também realizaram 1,7 milhões de ações preventivas em praias e 8,5 ações de educação pública. Das licenças, o Corpo de Bombeiros emitiu 210 mil,  fe 137 mil vistorias e analisou 34 mil projetos.
 
Hoje a estrutura da corporação é composta por um efetivo de 8,4 mil bombeiros, entre homens e mulheres, 2,4 mil veículos e 20 agrupamentos mais GBMar (Guarujá). O coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de bombeiros, comentou sobre o quão importante foram as atuações dos bombeiros nos salvamentos no Litoral Norte e na missão humanitária na Turquia.
 
Medalha Centenário do Corpo de Bombeiros
Foi instituída em 1980 com objetivo de condecorar civis, militares e instituições públicas e privadas, que tenham contribuído de modo significativo ao Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar. Nesta quinta, além do governador outras 66 personalidades militares e civis receberam a medalha.

Fonte: SSP